Processo Seletivo 2016

Atenção!

Não perca sua inscrição nem sua matrícula por falta de leitura cuidadosa deste Manual ou por desinformação.


LEIA ATENTAMENTE ESSE MANUAL!

Sob pena de ser excluído do processo seletivo:

·         Não conduza telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos ao local de prova, sob pena de perder sua matrícula;
·         Não preste informações nem apresente documentos falsos;
·         Apresente TODOS os documentos exigidos neste manual;
·         Apresente-se, sempre, nas datas e horários estabelecidos.

A comissão do Processo Seletivo Portal (COMPORT), no uso de suas atribuições, torna de conhecimento público, por intermédio deste manual, as normas para habilitação de candidatos ao curso pré-vestibular Portal 2016.













Recife, 09 de Novembro de 2015.










Coordenação Geral:

  Aline Macrina da Silva
  Carolina de Farias Borba
  Isabella Serafim da Silva







Informações:
Fones:(81)982155940 - (Vivo )
(81) 998278579 – ( Tim )
(81) 985548263 – ( oi )
Blog: feraportal.blogspot.com
 Facebook:facebook.com/portal.ufpe
Instagram: @portalufpe

Introdução


O pré-vestibular gratuito Portal é um projeto de extensão vinculado à Coordenação de Medicina e integrado por graduandos de vários cursos da UFPE, reconhecido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEXT/UFPE); e divulga nesta referida data, por intermédio deste manual, as normas que regerão o processo seletivo Portal 2016.

Pré-requisitos


Estarão aptos a ingressar no Portal 2016 exclusivamente alunos oriundos do sistema público de ensino, em qualquer uma de suas esferas (municipal, estadual ou federal).

As aulas do pré-vestibular Portal ocorrerão no período noturno, das 18:00 às 21:45, de segunda a sexta.  Aos sábados ocorrerão das 08:00 às  12:00. Aos sábados pela tarde e aos domingos pela manhã, os alunos poderão ter um momento de descanso para estudos em sua residência, ou, por ventura, simulados obrigatórios estilo ENEM (APERTE MEU PESCOÇO), aulas marcadas pelos professores no próprio Portal, ou ainda aulas extraclasse.
A adequação ou modificação desse horário poderá ocorrer após o início das aulas, segundo a disponibilidade das coordenações Geral e/ou de disciplina do pré-vestibular Portal.

OBS1:    alunos  que, no  máximo,  fizeram 1 (UM) ano do ensino médio em escola particular, também estão aptos a participarem do processo seletivo Portal  2016. Porém, esses alunos terão de ter estudado, OBRIGATORIAMENTE, o 3º ano médio em escola pública.

Desta forma, alunos que estudaram 1º e 2º  ano no sistema público, mas fizeram o 3º ano no sistema privado, não contemplam o pré-requisito deste Processo Seletivo.
Somente os seguintes casos estão aptos segundo os pré-requisitos:
Estudou o 1º e 2º anos do Ensino Médio e está estudando ou estudou o 3º ano do Ensino Médio, todos  no sistema público;
Estudou o 2º ano do Ensino Médio e está estudando ou estudou o 3º ano do Ensino Médio, ambos no sistema público;
Estudou o 1º ano do Ensino Médio e está estudando ou estudou o 3º ano do Ensino Médio, ambos no sistema público;

OBS2: alunos oriundos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) estarão aptos a participarem do processo seletivo Portal 2016 se estiverem cursando, no mínimo, o 5º período do seu curso, referente ao respectivo 3º ano médio da instituição.

Os candidatos que já estudaram, através do Processo Seletivo, por 2 anos - consecutivos ou não - no Portal não poderão participar do Processo Seletivo. Esta regra vale para aqueles que, no passado, já estudaram durante 2 anos no Portal e para aqueles que, em 2015, completaram seu segundo ano como estudantes do Portal.

O candidato, ao se inscrever, aceita de forma irrestrita as condições descritas neste manual.

Para todos os efeitos legais, este manual constitui parte integrante e complementar do Regimento Interno  do Pré-vestibular Portal, válido para aplicação no seu processo seletivo relativo às vagas disponíveis para o ano de 2016.
Portanto, será desclassificado de forma automática qualquer candidato que deixar de atender às normas estabelecidas em ambos instrumentos normativos.

1.  Etapas do concurso


O concurso será realizado em duas etapas sucessivas e eliminatórias e/ou classificatórias.

·         A primeira etapa será constituída de uma prova: objetiva, elaborada com base nos programas curriculares deste edital. Essa etapa ocorrerá no dia 24 de janeiro de 2016, e serão pré-selecionados para a segunda etapa 200 (duzentos) candidatos que efetivamente realizarem a prova, de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas.
·         A segunda etapa será constituída por uma análise socioeconômica, cujos detalhes serão conhecidos após a primeira etapa.

OBS: nesta etapa (entrevista) serão eliminados 60 (sessenta) candidatos, a fim de que o projeto obtenha seu número máximo de alunos, 140 (cento e quarenta). As eliminações serão efetivadas segundo normas de aptidões de participação do projeto, as quais serão conhecidas no ato da entrevista.





2.  Vagas oferecidas


Para o ano letivo de 2016 serão ofertadas 140 (cento e quarenta) vagas, que serão distribuídas em duas turmas. A distribuição das vagas do Portal 2016 seguirá a seguinte condição:
·         Até 15% serão destinados a alunos egressos do Colégio Militar do Recife, IFPE, Colégio de Aplicação da UFPE ou Escola do Recife (INSTITUIÇÕES FEDERAIS);
·         Até 25% serão destinadas a quem concluirá o ensino médio em 2016 (terceiranistas) na rede pública de ensino;
·         60% das vagas serão destinadas a egressos (quem concluiu o ensino médio até 2015) de qualquer escola pública do território nacional, exceto Colégio Militar do Recife, IFPE, Colégio de Aplicação e Escola do Recife.













3.  Processo de inscrição


Instruções para o preenchimento do formulário de inscrição:

O candidato receberá o formulário de inscrição no local de inscrições (DAMUC – Centro de  Ciências da Saúde – UFPE) e deverá preenchê-lo corretamente.

OBS: Sob nenhuma hipótese a taxa de inscrição será devolvia ou transferida a outro candidato.

O preenchimento do formulário deve ser em letra de forma, somente após a cuidadosa leitura deste manual pelo candidato. Não serão aceitos formulários rasurados ou preenchidos de forma incompleta, bem como cópias do formulário de inscrição.
No preenchimento do formulário, registre uma  letra em cada quadrícula, deixando uma quadrícula em branco entre as palavras consecutivas. Comece o preenchimento a partir da primeira quadrícula da esquerda.

3.1.1 Nome do candidato

O candidato deve colocar o nome completo e não deve abreviar nem o primeiro nem o último nome.

3.1.2 Documento de identidade

No primeiro bloco de quadrículas, colocar-se-á o número da cédula de identidade e no segundo bloco de quadrículas coloca-se o órgão expedidor (SSP, SDS etc.) e o estado de expedição.

3.1.3 Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

Este campo deve ser preenchido com o número completo do CPF, incluindo os dígitos de controle.

3.1.4 Sexo

Assinale com um X ao lado de “M” para o sexo masculino ou ao lado de “F” para o sexo feminino.

3.1.5 Data de nascimento

Deve-se colocar o dia (2 dígitos), o  mês  (2 dígitos) e o ano (4 dígitos) do candidato.        

3.2  Efetivação da inscrição

3.2.1  Preenchido o formulário de inscrição, o candidato (ou seu procurador legal) dirigir-se-á ao DAMUC (Diretório Acadêmico de Medicina Umberto  Câmara Neto), que fica localizado no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. As inscrições serão realizadas no período de 04 a 20 de janeiro de 2016, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Para que a inscrição seja efetivada, é necessário entregar o que segue:

·         01 (uma) foto 3X4 recente;
·         Taxa de inscrição do processo de R$20,00 (vinte reais)
·         Documento de identificação com foto.
  

Obs.: A taxa de inscrição no processo seletivo é a única taxa a ser paga pelo candidato. Sendo ele aprovado, não pagará nenhuma mensalidade.


3.2.2 Portadores de deficiência


Caso o candidato seja portador de deficiência motora, poderá solicitar condições especiais para a realização do exame, mediante requerimento protocolado no DAMUC – CCS – UFPE no período de inscrições (de 04 a 20 de janeiro de 2016, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h), mediante a orientação e assinatura de um dos coordenadores gerais do projeto. O portador de deficiência que não proceder da forma acima explicitada no prazo estabelecido, estará impossibilitado de realizar as provas em condições especiais.

4.  Provas e etapas de seleção


4.1  Cronograma, horários e locais de provas

4.1.1Primeira etapa


Todos os candidatos inscritos farão a primeira etapa da seleção, em parte única, no dia 24 de janeiro de 2016, das 08h às  12:15h  (horário  de Recife)*. O local  de prova, até o dia referente à publicação deste edital,  não foi selecionado. Sendo  assim, o candidato receberá  a notícia do local de realização da prova:
·         por meio de errata, publicada nos contatos para informações anexos à capa deste documento (facebook e/ou blog e/ou instagram), ou;
·         por meio dos telefones               anexos à capa deste documento, ou;
·         no dia da referida inscrição, através de informações da equipe organizadora do processo seletivo.

Os portões serão fechados às 8h e a realização das provas começará às 8H 15min com término às 12h15min.

Nesta etapa do processo seletivo pretende-se avaliar os candidatos nas principais disciplinas que compõem o ensino médio.
A prova objetiva será composta por 60 questões  de múltipla escolha (A, B, C, D, E), de acordo com a seguinte distribuição:
·         15 questões de Linguagens códigos e suas  tecnologias (Sendo estas 10 de Língua Portuguesa e 5 de Literatura);
·         15 questões  de Matemática e suas tecnologias;
·         15 questões de Ciências da Natureza (Sendo estas 05 questões de biologia, 05 questões de química, 05 questões de física);
·         15 questões de Ciências Humanas (Sendo estas 05 questões de história, 05 questões de geografia, 3 questões de sociologia e 2 questões filosofia).
 Cada questão da prova de seleção  contém apenas 01 (uma) alternativa que responde corretamente  a referida questão.       Cada questão da prova terá o mesmo valor, perante a nota total da prova. A pontuação total da prova objetiva de cada candidato será dada em escala de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se a quantidade de acertos obtidos pelo aluno.
Em caso de anulação de questões na primeira etapa de seleção (prova objetiva) a pontuação referente às devidas questões será adicionada à nota final de cada aluno.

Contestações quanto ao gabarito da prova podem ser manifestadas em até 24 horas após o término das provas, por intermédio do e-mail feraportal@gmail.com. E, até 24 horas após as contestações, o Portal divulgará, se for necessário, respostas às contestações, contendo as alterações julgadas pertinentes.

4.1.2 Segunda etapa


Os candidatos pré-selecionados na primeira etapa farão a segunda etapa do processo seletivo entre os dias 1 a 3 de fevereiro; Sendo o dia 4 de fevereiro de 2016 para ex-alunos e retardatários. A data exata na qual o candidato fará a segunda etapa dependerá da distribuição dos grupos de análise, que serão posteriormente informados. Assim como a  data exata, o horário de realização  da  segunda  etapa será divulgado juntamente com o resultado da primeira etapa, através do listão fixado no DAMUC (CCS da  UFPE) e divulgado no http://feraportal.blogspot.com.br/ no facebook.com/portal.ufpe ou no instagram @portalufpe.

Documentação exigida na segunda etapa de seleção:


·         Cópia de comprovante de residência (conta de energia, água, telefone etc.) no seu nome do aluno, dos pais ou responsáveis;
·         Cópia do comprovante de renda (contracheque        do(s)         provedor(es) financeiro(s) da casa na qual o candidato reside;
·         Documento  de  conclusão  do  ensino  médio (ficha 19), para o candidato que já concluiu, ou  comprovante  de  matrícula para  os terceiranistas.

Nesta etapa a comissão organizadora do pré- vestibular Portal tem como objetivo conhecer o perfil dos potenciais alunos do pré-vestibular, através de entrevista individual, e reservar-se-á ao direito de solicitar comprovação adicional, se julgar necessário.
A recusa ou omissão da comprovação dos dados acarretará na eliminação do candidato do processo de seleção do pré-vestibular Portal.
A omissão, a fraude ou o ato de má intenção que possa ser cometido por parte do candidato no sentido de ludibriar, dificultar ou impedir o andamento da confirmação ou verificação dos seus dados também poderá acarretar eliminação do mesmo, se comprovado à comunicação oficial do ato às autoridades competentes. Tal comunicação poderá ser feita, também, aos demais cursinhos pré-vestibulares vinculados à UFPE, o que impossibilitará permanentemente a participação do candidato em futuros processos seletivos do Portal.
Não haverá recurso, apelação ou questionamento quanto ao resultado da entrevista (segunda etapa). O candidato não poderá requerer acesso ou visualização das normas internas de classificação nessa etapa.

5.     Recomendações importantes  para primeira e segunda etapas de seleção


5.1. Das provas

No dia da prova da primeira etapa, os candidatos devem chegar ao local de provas às 07:00 horas (horário de Recife), portando documento oficial com foto e comprovante de inscrição. Será permitida a entrada de candidatos no local de provas impreterivelmente até as 08:00 horas. Não serão aceitos candidatos em locais diferentes daqueles especificados para a realização da prova. Na primeira fase da seleção (prova objetiva), o exame terá o máximo de 04 (quatro) horas de duração. O candidato somente poderá abandonar o local de prova 02 (duas) horas após o seu início.


5.2 Perda, Roubo ou extravio de documentação

Em caso de perda ou roubo da documentação a ser apresentada no dia da primeira etapa, o candidato deve se apresentar no local de prova e entregar cópia do Boletim de Ocorrência emitido pela polícia. Tal condição somente será aceita em caso de perda ou roubo de documentos em menos de 24 horas antes do início da prova.

5.3 Proibições durante a seleção

Durante a aplicação das provas da primeira etapa não será permitido ao candidato: usar livros, manuais (assim como qualquer outro material de consulta), réguas de cálculo, ábacos, calculadoras, relógios com calculadora, aparelhos de comunicação (celular, bip, pager, notebook, netbook, tablet, etc.), chapéu ou touca (ou equivalente). A cola (ou tentativa de cola), seja ela dada ou recebida, implicará na eliminação do candidato e a atribuição de nota 0 (zero) à prova do(s) infrator(es).

5.4 Outras recomendações

Durante a seleção (primeira e segunda etapas) os fiscais não estão autorizados a emitir quaisquer opiniões, assim como estão proibidos de fazer retificações referentes ao conteúdo da prova (instruções e questões). Se o chefe de prédio não percorrer pessoalmente as salas, avisando de alguma retificação, o candidato não deverá fazer nada que contrarie as instruções impressas no caderno de provas.

5.5 Primeira etapa (folha de respostas)


·         Ao receber a folha de resposta, o candidato deve conferir seu número de inscrição. Qualquer equívoco não reclamado implicará em ônus para o candidato.
·         As marcações na folha de respostas são definitivas. Portanto, não podem ser apagadas ou rasuradas, tampouco se pode tentar apagar as marcações com corretivo.
·         Utilize apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta, para marcar a folha de respostas.
·         O candidato não deve sujar, dobrar ou amassar a folha de respostas.

- O candidato deve preencher totalmente o alvéolo correspondente à sua resposta, com uma marca bastante escura.
-É vetado ao candidato marcar as áreas da folha de respostas reservadas à equipe de seleção do pré- vestibular Portal.
-O candidato deve assinar a folha de respostas no local indicado, do contrário será eliminado do processo.

5.6 Segunda etapa

Na segunda etapa ocorrerá uma avaliação subjetiva e individualizada, contendo perguntas equivalentes em conteúdo e avaliação, seguindo critérios uniformes.

6.  Eliminação, desempate e classificação


6.1 Eliminação na primeira etapa (ponto de corte)


Será eliminado o candidato que:
-Faltar à prova ou;
-Tentar fraudar documentos, informar dados que não sejam verídicos, agir de má fé ou tentar ludibriar, por qualquer meio, a comissão de seleção do pré-vestibular Portal;

6.2 Eliminação na segunda etapa

Nesta etapa, será eliminado o candidato que:
-Faltar a qualquer uma das etapas de avaliação, ou;
-Não entregar toda a documentação exigida para esta etapa, ou;
-Tentar fraudar documentos, informar dados que não sejam verídicos, agir de má fé ou tentar ludibriar, por qualquer meio, a comissão responsável pela seleção do Portal.

OBS: o aluno que não comparecer à aula de inauguração das aulas 2016 (aula magna) após aprovação nas duas etapas, também será eliminado automaticamente do projeto.

6.3 Argumento de classificação

A média da primeira etapa  será  calculada, para os candidatos que não forem eliminados, da seguinte forma: M1 = (10/QV) x QA
M1 Nota do candidato na primeira fase; QV Quantidade de questões válidas;
QA Quantidade de questões acertadas pelo candidato.

6.4  Processo classificatório

Obedecendo-se os critérios de eliminação, serão ordenados, nominalmente, os candidatos. Esse processo dar-se-á pela ordem decrescente das notas obtidas na primeira fase.


6.5  Remanejamentos


  Na hipótese de candidatos classificados não efetuarem a matrícula, proceder-se-á a uma nova chamada de classificados para as vagas não preenchidas, através do remanejamento de candidatos. Os alunos matriculados que não comparecerem a pelo menos 01 (um) dos 05 (cinco) primeiros dias de aula (sem apresentar justificativa) serão considerados desistentes, e as respectivas vagas serão colocadas à disposição nos remanejamentos. Após o início das aulas, os alunos que obtiverem mais de 08 (oito) faltas mensais (ou faltar 03 dias seguidos) de forma injustificada também serão considerados desistentes (e suas vagas colocadas à disposição nos remanejamentos).
Os adventistas do sétimo dia ou congêneres não terão suas faltas abonadas, segundo resolução do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

6.6 Critérios de desempate

1-  Maior desempenho em língua portuguesa, na primeira etapa;
2-  Maior desempenho em matemática, na primeira etapa;
3- Melhor desempenho na segunda etapa;
4- Candidato com maior idade.

6.7 Matrícula no pré-vestibular Portal

Todos os 140 selecionados que constarem no listão final estarão automaticamente matriculados no Portal.


     7. Conteúdo programático:

7.1 Linguagens códigos e suas  tecnologias:

7.1.2 Língua Portuguesa:


7.1.3.1  Interpretação da linguagem verbal e não verbal; A linguagem corporal e seus significados; Análise semântica e intencionalidade linguística; Variedade linguística e preconceito linguístico; Funções da linguagem e gêneros textuais; Figuras de linguagens; Mecanismos de coesão textual.

7.1.3 Literatura:


7.1.2.1 Barroco, Romantismo, Realismo e Modernismo em Portugal e no Brasil.

7.2 Matemática e suas tecnologias;

7.2.1 Matemática


7.2.1.1 Grandezas Proporcionais; Porcentagem; Noções de estatística; Probabilidade; Funções (conceitos, gráficos e tabelas); Funções Afins; Geometria Plana; Geometria Espacial e Trigonometria.

7.3 Ciências Humanas:

7.3.1 História


7.3.1.1 Historiografia (Patrimônios históricos nacionais); Idade Média (Expansão do Islamismo); Revolução Russa (98 anos); Segunda Guerra Mundial (Regimes Totalitários) e Guerra Fria (Lutas Anti imperialistas ou Maio de 68).

7.3.2 Geografia


7.3.2.1. Globalização; Geografia econômica; Relevo; Hidrografia e Conflitos contemporâneos.

7.3.3 Sociologia


7.3.3.1. Organização social; Movimentos Sociais; Relações Sociais; Conceitos de Karl Marx e de Émile Durkheim.

7.3.4 Filosofia

7.3.4.1 Do mito ao surgimento da filosofia , rupturas e continuidades; Relação entre fé e razão na filosofia da idade média; Política, Ética e Moralidade ( Sócrates, Platão e Aristóteles); Teoria do conhecimento (Hume, Locke e Kant).

7.4 Ciências da Natureza:

7.4.1 Biologia


7.4.1.1 A- Moléculas, células e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. - Divisão celular (mitose e meiose). - Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. - Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. - Codificação da informação genética. - Síntese proteica. - Diferenciação celular. - Principais tecidos animais e vegetais. - Origem e evolução das células. - Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. - Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. - Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. - Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade. B- Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. - Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. - Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. - Antígenos e anticorpos. - Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes. - Neoplasias e a influência de fatores ambientais. - Mutações gênicas e cromossômicas. - Aconselhamento genético. - Fundamentos genéticos da evolução. - Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica. C- Ecologia e ciências ambientais - Ecossistemas: fatores bióticos e abióticos. - Habitat e nicho ecológico. - A comunidade biológica: teia alimentar (e aqui), sucessão e comunidade clímax. - Dinâmica de populações. - Interações entre os seres vivos (relações intraespecíficas e relações interespecíficas). - Ciclos biogeoquímicos (ciclos da água, carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e fósforo). - Fluxo de energia no ecossistema. - Biogeografia. - Biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal). - Exploração e uso de recursos naturais. - Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar, entre outros. - Conservação e recuperação de ecossistemas. - Conservação da biodiversidade. - Tecnologias ambientais. - Noções de saneamento básico. - Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade. 4- Origem e evolução da vida - A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. - Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. - Teorias de evolução. - Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. - A teoria evolutiva de Charles Darwin. - Teoria sintética da evolução. - Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas


7.4.2 Física

7.4.2.1. Estudo do Movimento, Cinemática, Princípios da dinâmica e Leis de Newton, Eletrodinâmica, Aplicação ao contexto de sustentabilidade, Ondulatória e Termologia.


7.4.3. Química


7.4.3.1 Cálculo estequiométrico; Soluções; Equilíbrio Químico; Eletroquímica; Radioatividade; Química orgânica.

 8.  Considerações finais

Tendo em vista que o local de prova ainda não foi definido até a data da divulgação do edital, postaremos posteriormente um anexo onde especificará onde a prova será realizada, prestem atenção a todos os meios de comunicação utilizados por nós.

Calendário de Atividades


Evento
Data
Horário
Local

Inscrições

De 04 a 20 de
Janeiro de 2016

Das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h

DAMUC, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE

Recebimento de solicitação para regime especial de provas

De 04 a 20 de
Janeiro de 2016

Das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h

DAMUC, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE


Divulgação dos locais de prova


Até 04 de
Janeiro de  2016


facebook.com/portal.ufpe
instagram : @portalufpe


Realização da primeira etapa (prova objetiva)

24 de Janeiro
de 2016

Das 8h às 12h15min

A DEFINIR

Divulgação do gabarito preliminar da primeira etapa


24 de Janeiro
de 2016


A partir das 14:00h




Período para contestações de gabarito


25 de
Janeiro de 2016

Das 13h às 17h


http://feraportal.blogspot.com ou facebook.com/portal.ufpe

Divulgação do gabarito definitivo da primeira etapa

25 de Janeiro de 2016

Após análise das contestações


e
facebook.com/portal.ufpe

Divulgação dos pré- classificados na primeira etapa, e
informações sobre a segunda etapa

Até dia 29 de Janeiro de 2016


                                    
e
facebook.com/portal.ufpe
e telefones anexos neste documento

Realização da Segunda etapa

01 a 04 de Fevereiro
de 2016


8h às 17h

Sede do Portal
(3º andar do departamento de anatomia - CCS - UFPE)

Divulgação dos classificados

05 de Fevereiro
de 2016

                               
e/ou
facebook.com/portal.ufpe






27 comentários:

  1. Gostaria de saber se vocês podem dar o assunto que vai cair nessa prova esse mês eu e uma amiga estamos tentando estudar pela prova que ocorreu em 2013 desde já agradeço! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora.

      O conteúdo programático você encontra no Edital/Manual de inscrições.
      E também estão sendo vendidas provas dos simulados aplicados durante o ano letivo de 2013 no local de inscrições.

      Att.
      Erick Ferreira

      Excluir
  2. Boa Noite,

    Gostaria de saber onde faço a inscrição para o pré-vestibular .

    Desde já Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As inscrições estão sendo realizadas no Diretório Acadêmico de Medicina Humberto Camara Neto - DAMUC, localizado no CCS da UFPE. Até esta quarta-feira. Confira mais informações no edital e manual.

      Excluir
  3. Surgiu um comentário que a Prova foi Antecipada para o Sábado dia 25/01/2014...

    Essa Informação é Verdade??

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heverson Thiago, boa noite!

      O boato não procede. O que está marcado para ser informado no dia 25/01/13 é a lista com o local de provas a serem aplicadas dia 26/01/13 (domingo), porém o local de provas já está disponível, todos os candidatos farão provas no NIATE- CCB/CCS.

      Excluir
    2. Ok! Grato! "2014".

      Excluir
  4. Ok! Grato..." 2014 "...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê.
      Fique atento a divulgação dos aprovados para segunda etapa do processo. Deve sair na primeira hora do dia 31/01.

      Att.

      Excluir
  5. Gostaria de saber se a inscrição foi prorrogada até o dia 24/01/2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as inscrições seguiram até a última sexta-feira, dia 24.

      Excluir
  6. Soube quando fui fazer minha inscrição,que ia estar disponivel no site do Portal o numero das salas q vamos efetuar a prova,mas ate agora nada! Verdade??
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está disponível. Nenhuma novidade. As provas acontecerão nos locais indicados. Boa prova!

      Excluir
  7. Tudo Certo para a Realização das Provas? Alguma novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo. Nenhuma novidade. Sua sala você pode saber na listagem que já se encontra neste blog. Att.

      Excluir
  8. Quando sai o resultado dos aprovados ou listão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está previsto para sair dia 31/01, bem como a convocação para a segunda etapa (entrevistas).

      Att.

      Excluir
  9. Olha é que preciso levar o celular no processo seletivo pois moro em Maria Farinha aí tipo,pode deixar desligado na hora da prova ou tem alguma sacolinha como tem no Enem ?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, o conteúdo programático é o mesmo todos os anos? Ou vocês modificam? Quero fazer a prova ano que vem, e só achei o conteúdo que tem nesse site. E gostaria de saber se ele serve para prova do ano que vem. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cada ano lançamos um edital com o respectivo conteúdo da prova de seleção. O do ano de 2016 foi lançado, dá uma olhadinha!

      Excluir
  11. Olá , bom dia ! Gostaria de saber se é possível obter a última prova objetiva do processo seletivo . Desde já , obrigado !

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite! Gostaria de saber qual a diferença entre o Pré-Acadêmico Portal e o Pré-Acadêmico PPTM. Grata!

    ResponderExcluir
  13. eu fui la fazer a inscrição e falaram que ia ser dia 23 e no edital esta dia 24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alterações foram feitas e em breve atualizaremos a data no edital.

      Excluir
  14. Olá, quando será lançado o edital da prova de seleção de 2017 ?

    ResponderExcluir

PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Temos o propósito de apresentar o melhor conteúdo aos nossos leitores, por esta razão criamos também parâmetros com relação aos comentários, que devem ser observados. Sabemos que muitos poderão não aprovar, paciência. Entendemos que algumas regras precisam ser criadas, para garantir a qualidade do blog e evitar ao máximo comentários abusivos ou ilegais. Não o fazemos para barrar a liberdade de expressão de quem quer que seja. Lembramos ainda que não iremos medir esforços para evitar qualquer tipo de SPAM.

1. É claro que desejamos nossos conteúdos comentados, analisados, discutidos, etc.. — os comentários são tão importantes quanto o conteúdo das postagens. Além disso, é através deles que podemos compartilhar nossos conhecimentos e de uma maneira qualitativa. Sinta-se portanto, à vontade para comentar, mesmo que seja leigo no assunto;

2. Nós deletamos qualquer tipo de SPAM. Além de filtros automáticos, verificamos todo o conteúdo de cada comentário antes de serem autorizados no site. Ao encontrar um SPAM, apagamos imediatamente;

3. Nós não incentivamos links relativos ao comentário — se você vai escrever um comentário no FeraPortal e deseja colocar um link para algum site, este, possivelmente será editado, desde que o link seja pertinente ao assunto do artigo;

4. Apagaremos links irrelevantes — se você vai escrever um comentário no FeraPortal e colocar um link não pertinente ao assunto, ele será apagado.

5. Seja educado com os autores dos outros comentários, ainda que você não os considere adequados, afinal, são tão leitores quanto você;

6. Evite o uso de palavrões ou expressões vulgares — algumas pessoas sentem-se ofendidas. Além disso, alguns dos nossos leitores são crianças.

7. Para denunciar qualquer abuso, entre em contato conosco. Caso alguma infração seja constatada, apagaremos o comentário imediatamente.

Não é nossa vontade sermos chatos, muito menos afastar nossos leitores. Vocês são a razão de ser do FeraPortal, todos as semanas dedicamos algumas horas, procurando notícias ou cuidando do blog, sempre no sentido de agradá-los. Estamos somente tentando ser transparentes e propiciar discussões de qualidade.


Coordenação

Obs.: Estas observações de conduta foram baseadas na Política de Comentários Gerais.

Portal Ufpe

O Portal é um pré-vestibular gratuito criado por estudantes de medicina, organizado por alunos de toda a UFPE e vinculado à PROEXT/UFPE. Conta com boa estrutura com biblioteca, sala de estudos, simulados semanais e acompanhamento individual dos alunos.

Instagram

Contato

(81) 99328-0028 (Claro - Audênio) (81) 99783-5071 (Tim - Gisele) (81) 98451-2951 (Oi - Pollyanna)

Vem!

Design final: Erick G. M. Ferreira .—. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar